Colunas / Notícias


Nossa História
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



 

(UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA)

 

Em 1996, a Paróquia do Sagrado Coração tinha como Pároco o Cônego Raimundo Cruz. Era uma época que não existia para nós a Canção Nova ou a Rede Vida e a Programação da Rádio Cultura era predominantemente comercial e timidamente evangelizadora. Pensando em uma maneira de levar o Evangelho aos lares dos paroquianos de nossa comunidade, o Cônego Raimundo teve como idéia para preencher essa lacuna, uma emissora de rádio comunitária. Prontamente, vários paroquianos aderiram a idéia do Cônego Raimundo se debruçando na base legal para obter a concessão do Governo Federal para o funcionamento da rádio comunitária.

 

Em 1998, foi eleita a primeira diretoria da Rádio Jubileu que teve como Presidente Álvaro de Freitas Garcez Neto, a quem coube coordenar os trabalhos para a obtenção da concessão. Foi um trabalho difícil, complexo, longo e com exigências legais bastante rígidas.

 

Finalmente, em 11 de dezembro de 2008, a Agencia Nacional de Comunicações, ANATEL, através do ATO Nº 7.683, publicado no Diário Oficial da União, autorizou a Associação Comunitária do Grageru a transmitir na radiofreqüência de 105,9 MHz. Esse Ato foi comunicado ao Presidente Álvaro, através do Ofício nº 30/2009/ANATEL em 05 de janeiro de 2009. Faltando ainda para seu funcionamento a outorga pelo Congresso Nacional e a licença de funcionamento pelo Ministério das Comunicações.

 

Ao tomar conhecimento dessa autorização, Pe. Gilvan Carvalho, decidiu concretizar a idéia do Cônego Raimundo, e autorizou os estudos necessários para a aquisição dos equipamentos para o funcionamento da rádio.

 

Algumas promoções foram feitas e vários paroquianos convencidos de que esse tipo especial de rádio FM, sem fins lucrativo, de alcance limitado, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades, responderam positivamente proporcionando o aporte financeiro necessário para a aquisição dos equipamentos.

 

Coube ao então diretor da Rádio Jubileu, Pedro Martins Cunha, a difícil tarefa de adquirir e de coordenar os trabalhos de montagem desses equipamentos, como também a escolha dos locutores, que inicialmente disponibilizaram o melhor de cada um através de trabalho voluntário.

Pedro sempre dizia que as contribuições de Lito e de Jonas foram decisivas para o funcionamento da Rádio Jubileu.

 

Finalmente, em janeiro de 2009 foi emitida a licença de funcionamento, é feita a 1ª transmissão da Rádio Jubileu da Santa Missa diretamente da Igreja Matriz, na solenidade de início de funcionamento.

 

Atualmente a Rádio Jubileu é presidida por Marco José Sales de Melo.

Radio Jubileu FM - Todos os direitos reservados @ 2010
Rua Manoel Espírito Santo, 321 - Bairro Grageru - Tel: 79 3232 - 1727