Colunas / Notícias


Você está em: Home > Notícias > Saúde >Programação especial marca “ Novembro Azul” no Ipesaúde

Programação especial marca “ Novembro Azul” no Ipesaúde

11/11/2016 20:50:12

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata,

De acordo com o Ministério da Saúde, os homens não costumam frequentar os consultórios , por causa do chamado “ conceito de masculinidade” no qual eles se julgam imunes as doenças. Dados do Ministério da Saúde apontam que 31% dos homens ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam. “ É um grande equivoco esse pensamento. Os homens também adoecem e entre as doenças mais comuns estão a obesidade, diabetes, doenças cardíacas, câncer de próstata, entre outras. Por isso, nós, do Ipesáude, buscamos dar ao nosso usuário o atendimento preventivos e mais que isso, a orientação necessária, principalmente através do Centro de Promoção a Saúde, Luciano Barreto Junior”, explica o diretor presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estimam-se 61.200 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens Para incentivar a prevenção neste mês, ocorre o Novembro Azul, quando prédios públicos são iluminados com a cor da campanha para conscientizar a população da importância de realizar exames preventivos.

Novembro Azul - O movimento Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O projeto surgiu em 2003 na Austrália. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. No Brasil, as celebrações começaram em 2014.

Novembro Azul no Ipesaúde - Para celebrar o Novembro Azul, o Ipesaúde vai realizar uma programação especial no Centro de Promoção a Saúde Luciano Barreto Júnior. “ Teremos ar uma palestra com o Doutor Raimundo Sotero, sobre o paciente diabético, também teremos uma palestra com a assistente social Marília Linhares, com o tema valorização da Saúde do Homem e uma outra sobre câncer de próstata com a enfermeira Laura Ribeiro”, explicou a coordenadora da unidade, Clea Dionísio. Além disso, haverá uma mobilização através dos perfis do Instituto nas Redes Sociais, que vai aprofundar, principalmente as orientações aos pacientes, além de passar informações mais detalhadas sobre a campanha aos usuários.

 

Programação


 

8h30 - Abertura


 

Palestras


 

Paciente Diabético – Raimundo Sotero


 

Valorização da Saúde do Homem - Marília Linhares

 

Câncer de Prostata – Laura Ribeiro


 

Lanche/Encerramento

Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Júnior - É uma unidade do Ipesaúde voltada à promoção de hábitos saudáveis, programas de educação em saúde e abordagem de enfermidades como o diabetes e a hipertensão arterial. O Centro possui endocrinologistas para adultos e crianças, especialistas em diabetes, cardiologistas, serviço de Enfermagem e demais profissionais para atendimento aos beneficiários. O centro também desenvolve o Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário (Pepasb), que promove o equilíbrio terapêutico das doenças através do atendimento humanizado e direto, através de uma equipe multidisciplinar para tratar pacientes com patologias crônicas e degenerativas. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 17 horas.

Telefone(79) 3211-2571


Veja Também


Del.icio.us Digg Stumble Google
Windows Live Favoritos Página Inicial Imprimir
FaceBook Twitter

Radio Jubileu FM - Todos os direitos reservados @ 2010
Rua Manoel Espírito Santo, 321 - Bairro Grageru - Tel: 79 3232 - 1727