Colunas / Notícias


Você está em: Home > Notícias > Brasil >Assembleia CNBB: no centro dos debates, o "Ministério da Palavra"

Assembleia CNBB: no centro dos debates, o "Ministério da Palavra"

03/05/2017 17:23:37

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



Atualmente, cerca de 70% das comunidades da Igreja do Brasil não tem o ministro ordenado para presidir a Eucaristia.

 Aparecida (RV) – Neste oitavo dia da 55ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), os trabalhos tiveram início, como já é habitual, com a Santa Missa. Nesta quarta a celebração foi presidida pelo Arcebispo de Uberaba (MG) e Presidente do Regional Leste 2, Dom Paulo Mendes Peixoto. A celebração acolheu, os arcebispos, bispos e sacerdotes dos 18 regionais da CNBB, em especial, os do regional Leste 2, que compreende os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O arcebispo na sua homilia refletiu sobre os desafios pastorais enfrentados pelos regionais, cada um com suas especificidades, dificuldades e facilidades. Ele recordou, também, as palavras do Evangelho desta quarta-feira que proclama que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Verdade essa que precisa ser muito proclamada no Brasil, onde a inverdade às vezes domina, disse o arcebispo.

Ainda, meditando o Evangelho de São João, Dom Paulo destacou a fidelidade e a postura dos apóstolos.

“A cultura do descartável, a desconfiança generalizada no país, os desvios públicos, o domínio do capitalismo selvagem, o número tão alto de desempregados e a concentração do poder. Nada disso pode nos desanimar. Nós temos a força de Deus. Nós temos a presença do Espírito de Deus que nos dá força e nos dá coragem. Hoje temos o exemplo de fidelidade de São Filipe e São Tiago menor”, ressaltou.

Durante a homilia, Dom Paulo falou do tema central da assembleia, Iniciação à Vida Cristã.

“Estamos construindo, agora, o caminho de iniciação à vida cristã. Sabemos que não é fácil porque mexe com estruturas muito enraizadas. Além disso, nós temos medo do novo. Talvez temos de enfrentar o novo, assumir o novo com coragem, porque ele exige mudança de postura, saída do conforto e da mesmice e a igreja precisa passar por esse caminho”.

Já os trabalhos continuaram com uma sessão privativa no subsolo do Santuário Nacional. Hoje estão previstas as votações sobre diversos temas discutidos nestes dias, especialmente sobre a iniciação à vida cristã.

Entre os temas refletidos neste dias está o do Ministério da Palavra. Para que a Palavra chegue a todas as comunidades com competência e eficácia os bispos estão discutindo e será apresentado um documento sobre o tema. Na história da Igreja no Brasil não é uma novidade leigos e leigas no exercício da Palavra, mas o documento é um relançar e investir sempre mais para que esta Palavra alcance sempre mais os filhos e filhas da Igreja.

Atualmente, cerca de 70% das comunidades da Igreja do Brasil não tem o ministro ordenado para presidir a Eucaristia. O desejo do episcopado brasileiro é preparar os leigos para assumirem mais os ministérios e fecundar as comunidades cristãs.

Sobre esse assunto nós conversamos com o Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa…

Ainda ontem, terça-feira tivemos no final do dia a celebração ecumênica das Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Estiveram presentes representantes das Igrejas Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida.

Na celebração, o Bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Dom Francisco Biasin convidou o bispo primaz da Igreja Anglicana no Brasil, Francisco de Assis Silva, para proferir as reflexões.

Ele recordou momentos históricos da Reforma Protestante e da Reforma Luterana, classificou momentos cruciais na história para o desenvolvimento do diálogo entre as religiões, além de pontuar traços importantes naquilo que une às Igrejas Cristãs.

De Aparecida, SP, para a Rádio Vaticano, Silvonei José

Veja Também


Del.icio.us Digg Stumble Google
Windows Live Favoritos Página Inicial Imprimir
FaceBook Twitter

Radio Jubileu FM - Todos os direitos reservados @ 2010
Rua Manoel Espírito Santo, 321 - Bairro Grageru - Tel: 79 3232 - 1727